CÓDIGO DE CONDUTA E ETICA DA GUARDA MIRIM DE SOROCABA

Todos os dirigentes, colaboradores, aprendizes, estagiários, voluntários, desta instituição deve cumprir e respeitar as leis vigentes. O não cumprimento e o desrespeito a qualquer que seja pode acarretar em penalidades, sendo assim é necessário a atenção de todos no cumprimento das mesmas, quer seja local, municipal, estadual e federal.

Leis trabalhistas – Temos como compromisso e responsabilidade:
Ter uma jornada justa de trabalho, a GMS garante que o trabalho realizado por seus colaboradores está de acordo com as exigências legais, respeitando e zelando por isso.

Fornecer um ambiente de trabalho saudável, livre de todas as formas de discriminação, incluindo assédio sexual e assédio baseado na raça, cor, religião, sexo, nacionalidade, idade, deficiência física ou qualquer outra condição.

Em nenhuma circunstância usar ou de qualquer forma se beneficiar de trabalhos forçados ou compulsórios. Da mesma forma, é expressamente vedado o uso de trabalho escravo, assim como o uso de punição física, confinamento, ameaças de violência ou outras formas de assédio ou abuso como método de disciplina e controle.

Não possuir trabalho infantil, entendendo-se como trabalho infantil, aquele que seja perigoso ou prejudicial às crianças, seja físico, psicológico ou moral, ou que interfira de forma equivocada ás suas necessidades educacionais. A GMS promove a prevenção e apoia a erradicação do trabalho infantil, trabalha com aprendizes na faixa etária de 14 anos a 24 anos e em conformidade com o ECA (Estatuto da criança e do Adolescente), em condições de respeito à esses jovens aprendizes.

Como instituição respeitamos o direito de cada um.


Leis de segurança e saúde profissional – Temos como compromisso e responsabilidade:
Fornecer um ambiente de trabalho saudável e seguro.

Nenhum colaborador, aprendiz poderá infringir as normas de segurança do trabalho.

Os colaboradores da GMS que atuem ou realizem capacitação em empresa externa devem conhecer e seguir as normas de segurança do local.

Não será permitido o trabalho, aprendizagem sob efeitos de álcool e ou qualquer outro tipo de ilegalidade, sob pena do responsável incidir em falta grave, pois o consumo de drogas ilegais ou o uso de bebidas alcoólicas compromete a saúde e o desempenho, podendo inclusive levar a rescisão de contrato.


Lei da Aprendizagem – Assumimos o compromisso de:
Seguir o que determina a Lei 10.097/2000 que regulamenta a contratação de jovens na faixa etária de 14 a 24 anos por empresas de pequeno, médio e grande porte. Respeitar a duração de até dois anos de contrato com os jovens e nesse período proporcionar sempre a melhor capacitação teórica e prática. Bem como todas as demais normas e orientações posterior.

Conflitos de Interesse – Evitar
Todos deverão evitar qualquer tipo de interferência que possa afetar sua imparcialidade ou objetividade na decisão de qualquer contratação.

Não é permitido solicitar ou aceitar pagamentos, honorários, comissões ou qualquer outro tipo de remuneração de qualquer indivíduo ou organização que conduza ou procure realizar parcerias com a GMS, não é permitido demonstrar interesse financeiro ou de qualquer outro tipo.

Proteger informações confidenciais
É nosso compromisso manter em absoluto sigilo as informações as quais se tem acesso durante sua estada profissional ou de aprendizagem na GMS.

Todos os dados e informações pertencentes a GMS e de seus parceiros devem apenas ser utilizadas para execução do trabalho. Não devendo nunca ser divulgadas técnicas de negócio e comerciais, sendo acordadas sempre com o parceiro. Cabe a cada um de nós manter as informações confidenciais durante e após o fim do contrato empregatício ou de aprendizagem.

Não fazer e não aceitar pagamento e presentes impróprios.

É responsabilidade do colaborador, aprendiz avisar sobre o recebimento de brindes vindos de parceiros, fornecedores, prestadores de serviços da GMS, e por sua vez cabe a esses dar os destinos.

Respeitar a GMS e os outros
Respeitar a GMS significa zelar pela imagem da mesma, cuidar dos ativos da instituição, verificar se todos estão utilizando de forma correta. É necessário também identificar o mau uso e o gasto desnecessário, criando e mantendo registros, relatórios precisos,

Protegendo todo o tipo de informação, cumprindo a política de retenção de documentos, cumprindo os controles e procedimentos internos e evitando uma conduta que interfira na execução da função da melhor maneira, forma possível. Respeitar os outros significa respeitar sua propriedade e de seus parceiros.

Canal aberto
A GMS mantem transparência e fácil acesso com os seus colaboradores, aprendizes e estagiários, proporciona um canal aberto de comunicação onde todos podem enviar duvidas, sugestão em ter outras informações que julgarem necessárias pelo e-mail: [email protected]

Já para aqueles que precisam fazer uma denúncia sobre desrespeito, podem utilizar o canal da Ouvidoria: [email protected]

Esse Canal é direto e confidencial. Contamos com você para crescermos de forma saudável e corrigirmos o que de fato precisar ser corrigido.

A GMS não acatará retaliações e de forma constante buscará formas de prevenir esse tipo de conduta.

Sua responsabilidade
Aderir e fazer cumpri o Código e Ética e Conduta. Qualquer falha no seu cumprimento não será tolerada e resultará em medidas disciplinares, podendo ocorrer demissão.